Novas visões sobre a Escolástica Medieval

Das 19h30 às 21h30

12 horas/aula

Ementa

O curso tem como meta a divulgação e a exposição das novas abordagens e debates acerca do estudo contextual da escolástica na Idade Média Central (séc. XI-XIII), indo além da análise única dos temas filosóficos dos autores. Uma abordagem que vise a dar foco nas conexões dos autores escolásticos, suas posições sociais e hierárquicas na Igreja e no que valorizavam no ensino e na aprendizagem, estará ao lado de uma apresentação da discussão historiográfica sobre o tema, alavancada na Europa por C. Stephen Jaeger e Constant Mews, assim como de outros historiadores subsequentes que buscaram dar luz ao meio no qual a escolástica se desenvolveu e se expandiu no medievo, colocados em comparação com uma historiografia já tradicional sobre o tema.

As aulas terão como método a discussão em volta da historiografia que investiga a sociedade intelectual medieval, mostrando avanços e novas temáticas sobre os temas muito pouco trabalhadas no Brasil. O curso se dividirá em 6 aulas com 2h de duração e o intuito de apresentar a problemática, a bibliografia e dar um panorama geral da situação social da escolástica no medievo central

Público alvo

Todos os interessados.

R$ 110,00 (pode ser parcelado no boleto)

Para pagamento por PIX
(Apenas valor integral)

O candidato deverá obrigatoriamente fazer a inscrição através do botão de inscrição abaixo e depois realizar o pagamento.
Chave PIX: CNPJ 33.439.092/0001-60
Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro
Encaminhar comprovante de pagamento para o telefone: (21)99773-9505 ou e-mail: secretaria@corporativo.fsbrj.edu.br, informando o nome do candidato e nome do curso para efetivação da inscrição.

Faça sua pré-inscrição abaixo: