F Teologia - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro

- Bacharelado em Teologia

Perfil do profissional egresso do curso.

O Bacharel em Teologia, pelos conhecimentos adquiridos, deve desenvolver habilidades e competências para mais bem servir à Igreja no campo teológico e pastoral. A Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro oferece não apenas conhecimentos que proporcionam uma formação básica em Teologia, mas um aprofundamento teórico consistente, à luz da Tradição e do Magistério da Igreja, que possa capacitar o discente ao exercício eficiente da sua missão. Almeja-se, ainda, a uma formação com forte embasamento humanístico, pois o bacharel em Teologia, ao refletir sobre a essência de Deus, não perde de vista o ser humano e a sociedade. Compete ainda ao bacharel em Teologia mostrar o lugar e a importância da religião e dos fenômenos religiosos na sociedade atual, não só no plano individual, mas também seu lugar na realidade cultural, social, política e econômica na qual está inserido.

Informações sobre o curso:

O aluno formado pelo curso de Teologia da FSBRJ, além de uma sólida formação geral fiel à doutrina da Igreja, possuirá domínio prático em termos de competências e habilidades para lidar com as demandas científicas, teológicas e sócio-pastorais. Espera-se, ainda, que o discente desenvolva senso ético e social, capaz de situar, espacial e temporalmente, o exercício de sua atuação num quadro de valores que contemple o sentido e a causalidade da aplicação da Teologia em busca de uma sociedade fraterna, justa e democrática.

Atuação profissional

O bacharel em Teologia estará habilitado a participar de: concursos públicos na área de educação, especificamente no Ensino Fundamental e Médio; projetos de pesquisa, financiados por agências governamentais ou privadas; organizações não governamentais e governamentais; assessoria às igrejas e ao ministério pastoral. Além disso, especializando-se, estará apto a atuar na Educação Superior. Enfatizamos também a formação de alunos reflexivos, capazes de pensar por si mesmos e de responder aos desafios da sociedade contemporânea, sobretudo no que diz respeito à propagação de valores cristãos, disseminando em todos os ambientes os valores do Reino de Deus.

Dado o espírito universalista de sua formação, o profissional da Teologia pode atuar nas seguintes áreas de trabalho:

• Assessoria às Conferências Episcopais, Dioceses e Paróquias;
  • Assessoria como revisor em editoras sobre assuntos religiosos;
  • Atuação em trabalhos de pesquisa no campo da Teologia;
  • Qualificação para o exercício de Ministérios Eclesiais, privilegiando a formação do futuro presbítero;
  • Magistério no campo da Teologia e do Ensino Religioso.

Faça sua pré-inscrição abaixo: