Aprofundar o conhecimento dos autores antigos e medievais de modo a esclarecer eventuais visões distorcidas sobretudo em relação ao período medieval.
Propiciar o contato e o aprofundamento com o pensamento de alguns dos mais relevantes autores dentro do período da Filosofia Antiga e Medieval, levando à reflexão acerca dos problemas tratados e como esses temas se desdobraram em outros autores.
Proporcionar aos professores de Filosofia um aprofundamento no pensamento e nas expressões culturais do período antigo e medieval, de modo a aprimorar seu desempenho em sala de aula.
Explicitar os fundamentos da espiritualidade cristã, à luz da pesquisa acadêmica;
Analisar as principais escolas e o pensamento dos grandes mestres da espiritualidade católica, com especial ênfase à espiritualidade monástica; e
Apresentar os fundamentos teológicos, antropológicos, psicológicos e pedagógicos do ministério de orientação/direção espiritual.
Criar um espaço de ensino e de pesquisa relativo à arte e à arquitetura religiosas brasileiras e estrangeiras, promovendo o crescimento intelectual da população interessada em temas voltados tanto à Igreja, como também às artes visuais e à arquitetura.
Concorrer no imprescindível esforço de se adensar criticamente a bibliografia existente sobre a arte religiosa, tanto brasileira quanto estrangeira.
JUSTIFICATIVA
Não existe, em todo ambiente acadêmico brasileiro, uma pós-graduação em História da Arte Sacra destinada ao ensino e à produção do conhecimento sobre a arquitetura e a arte religiosas brasileiras, não apenas voltada ao período colonial, mas também à fase monárquica e ainda ao final do século XIX. Trata-se de uma área de enorme potencial, havendo já organizações voltadas ao estudo da arte colonial do país, com encontros anuais e discussões amadurecidas nesta área. Apenas o IPHAN, criado em 1936, mas funcionando efetivamente a partir do ano seguinte, com a criação do Decreto-lei n. 25, de 30 de novembro de 1937, é que tem reservado algum espaço de interesse sistemático para a arte e a arquitetura sacras brasileiras. Mas muito ainda há por ser feito, inclusive no campo da preservação. Os estudos sobre a arte sacra brasileira e estrangeira apenas engatinham. A necessidade de preservação do patrimônio cultural religioso brasileiro tem sido assinalada pela necessidade propedêutica e imperiosa de se conhecer esse patrimônio religioso.
Propiciar o conhecimento de alguns filósofos selecionados dos dois períodos, apresentando-os em sua diversidade, e a partir disto, viabilizar reflexões sobre eles. Buscar-se-á, também, proporcionar uma compreensão das questões atuais através da análise das ideias desses pensadores.