Graduação

 - Licenciatura em Filosofia

Perfil do profissional egresso do curso.

O professor de Filosofia deve ser apaixonado pela leitura e pelo estudo. Ele precisa ser aberto ao diálogo, sobretudo com ideias e pessoas diferentes, sabendo construir pontes e canais de aproximação e comunicação. O licenciado em Filosofia é aquele profissional que, acima de tudo, se interessa pela formação e pelo crescimento dos seus alunos; que deseja ensiná-los a pensar de maneira autônoma e a descortinar as belezas do pensamento humano.

Informações sobre o curso:

A Licenciatura em Filosofia da FSBRJ é nota 5 no Enade/MEC!

O que se espera do aluno da licenciatura em Filosofia?

– Ao ter conhecimento das diversas correntes filosóficas e de uma prática de pesquisa, que ele desenvolva a capacidade de interpretar e adaptar tais conteúdos a diferentes ambientes educativos, sobretudo no ensino fundamental e médio;

– Que ele tenha capacidade para o diálogo com o seu tempo e a condução dos futuros alunos no exercício do autêntico pensamento crítico;

– Diante dos desafios éticos que assolam a humanidade, que ele seja capaz de despertar nos seus ambientes educativos rigorosa reflexão, compromisso com o humano e com a cidadania.

Do ponto de vista técnico, o curso de Filosofia pretende desenvolver em seus alunos a capacidade para análise, interpretação e comentário de textos filosóficos e teóricos em geral, segundo os métodos atuais de hermenêutica. A formação didática é o elemento básico dos cursos de licenciatura, habilitando o aluno para o ensino médio e fundamental.

Atuação profissional

As atividades do profissional formado pelo curso concentram-se predominantemente no ensino e na pesquisa. A atuação do licenciado em Filosofia se concentra em sala de aula, mas não se limita à profissão de professor. O mercado de trabalho dos profissionais da Filosofia está em expansão. Fala-se em ética, em uma preocupação maior com as questões humanas, como por exemplo, o marketing social, o qual se preocupa com as responsabilidades e as consequências das atitudes tomadas por empresas em geral. É prevista também a participação do graduado em Filosofia nas comissões de ética que são implantadas em instituições e órgãos públicos, e em Organizações Não Governamentais.

Dado o espírito universalista de sua formação, o profissional da Filosofia pode atuar nas seguintes áreas de trabalho:

– Ensino: o profissional poderá exercer o magistério na Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e no Ensino Superior, neste caso com as devidas especializações. Frequentemente atua como professor-conferencista.

– Consultoria: oferece consultoria, além de organizar palestras e conferências sobre áreas específicas da filosofia e áreas interdisciplinares, como Ética e a Bioética.

– Crítica literária: escreve resenhas de livros para jornais e revistas especializadas ou não.

– Pesquisa: produz conhecimento filosófico em forma de teses, livros, artigos etc., especialmente no que tange ao ensino de Filosofia na Educação Básica, sendo esta uma das áreas mais importantes e criativas da Filosofia.

Inscrições

Faça sua pré-inscrição no botão abaixo: