Criar um espaço de ensino e de pesquisa relativo à arte e à arquitetura religiosas brasileiras e estrangeiras, promovendo o crescimento intelectual da população interessada em temas voltados tanto à Igreja, como também às artes visuais e à arquitetura.
Concorrer no imprescindível esforço de se adensar criticamente a bibliografia existente sobre a arte religiosa, tanto brasileira quanto estrangeira.
JUSTIFICATIVA
Não existe, em todo ambiente acadêmico brasileiro, uma pós-graduação em História da Arte Sacra destinada ao ensino e à produção do conhecimento sobre a arquitetura e a arte religiosas brasileiras, não apenas voltada ao período colonial, mas também à fase monárquica e ainda ao final do século XIX. Trata-se de uma área de enorme potencial, havendo já organizações voltadas ao estudo da arte colonial do país, com encontros anuais e discussões amadurecidas nesta área. Apenas o IPHAN, criado em 1936, mas funcionando efetivamente a partir do ano seguinte, com a criação do Decreto-lei n. 25, de 30 de novembro de 1937, é que tem reservado algum espaço de interesse sistemático para a arte e a arquitetura sacras brasileiras. Mas muito ainda há por ser feito, inclusive no campo da preservação. Os estudos sobre a arte sacra brasileira e estrangeira apenas engatinham. A necessidade de preservação do patrimônio cultural religioso brasileiro tem sido assinalada pela necessidade propedêutica e imperiosa de se conhecer esse patrimônio religioso.
O curso oferecido é voltado para os profissionais formados em artes e história, bem como para todos os demais interessados no tema.
Os cursos de pós-graduação lato sensu estão abertos a todos os portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação. O aluno que não cumprir este requisito poderá optar por realizar o curso na modalidade de curso de extensão (sem receber o certificado de pós-graduação).
O aluno deverá cumprir a frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina. O aproveitamento será aferido em processo de avaliação em que se obtenha um mínimo de 60% em cada disciplina. Para conclusão do curso, além de cumprir o que dispõe o regimento, o aluno deverá apresentar uma monografia de acordo com a área do curso pretendido.
O curso será ministrado somente com um número mínimo de 30 alunos.
SÁBADOS, das 8h às 13h10
1ª disciplina: das 8h às 10h30
2ª disciplina: das 10h40 às 13h10
O curso tem duração de 360 h/a, excluindo o período de elaboração da monografia.
O curso tem duração de 360 horas/aula, divididas em dois módulos. Após concluídas as aulas presencias, cujas disciplinas seguem abaixo, o aluno terá mais três meses para a elaboração da monografia.
MÓDULO I
MÓDULO II
MONOGRAFIA
Para obter o Certificado de Especialização, o aluno do curso de pós-graduação lato sensu, após concluir as aulas presenciais, terá um prazo de três meses para a conclusão do trabalho monográfico. Na aula de Metodologia da Pesquisa receberá um manual com orientações formais acerca do projeto e da monografia. A monografia que obtiver grau de excelência ficará disponível para consulta na biblioteca da Faculdade.
Prof. D. Tomás Peres, OSB
DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA
OBS: A documentação a ser enviada através do Processo Seletivo deve ser feita frente e verso, de forma legível. Em caso de dúvidas a documentação original deverá ser apresentada na secretaria.
INVESTIMENTO
Taxa única de inscrição: R$ 75,00
18 parcelas de R$ 349,00 (mensalidade com vencimento no dia 5 de cada mês)
INSCRIÇÃO
A inscrição só será confirmada a partir da entrega e conferencia de toda a documentação do candidato.
Faça sua pré-inscrição abaixo: